Como otimizar seu site de imóveis com SEO

O SEO (Search Engine Optimization) ainda é uma técnica não muito conhecida por algumas empresas que tratam da venda de imóveis e de alguns outros nichos. Você sabe o que é e como funciona o SEO? Nós explicamos.

Ao buscar uma frase ou palavra no Google, alguns resultados aparecem e, normalmente, clicamos nos primeiros links que aparecem na página de busca. É provável que esses sites que vemos nas primeiras posições ofereçam o conteúdo que queremos, mas, além da qualidade, ele pode ser otimizado para as buscas dos usuários. Isso se chama SEO – ou otimização de sites, em português.

Criar bons conteúdos é uma ótima maneira de ter um site bom e interessante para as pessoas que buscam assuntos sobre o nicho de imóveis. Ter um especialista na área para ajudar a alavancar seu site é importante.  Mas, para começar, é possível seguir algumas dicas para que o seu conteúdo apareça melhor posicionado no Google e em outros mecanismos de busca, ganhando mais acessos e relevância.

Crie conteúdos de qualidade

Ao acessar o seu site em busca de um novo imóvel, o usuário está procurando informações sobre os serviços oferecidos, forma de contato, história da empresa e até mesmo informações relacionadas a imóveis. Portanto, quanto mais conteúdo tiver, melhor.

A qualidade dos textos também é outro fator importante para que o visitante do site navegue e fique mais tempo na página. O tempo de permanência do usuário é algo muito importante para posicionar melhor seu conteúdo.

Títulos coerentes

Não basta ter um ótimo conteúdo se o título não atrair pessoas para lê-lo. Entretanto, não exagere na dose. Não adianta escrever o H1 (título) chamativo, se o mesmo não estiver de acordo com o conteúdo da página, pois isso fará com que o usuário se frustre e saia da página rapidamente. Assim, os mecanismos de busca vão diminuindo a pontuação do seu domínio, prejudicando as chances de fazer com que ele suba de posição.

Além disse, a frase ou palavra mais procurada, relacionada ao conteúdo, deve ficar mais à esquerda do título. Uma boa ferramenta para visualizar como o seu título ficará nos resultados de busca do Google é a Snippet Optmization de SEO Mofo.

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Não deixe a URL da página confusa

O ideal é que a URL (endereço da barra de endereço) não tenha códigos especiais. Vamos supor que uma das suas páginas tenha o título de “Imóveis em São Paulo”, o ideal é que a URL fique com as palavras na ordem correta, como: “www.seusite.com.br/imoveis-em-sao-paulo”. Vale lembrar que os hifens correspondem ao “espaço”. A maioria dos sistemas de postagens (como o WordPress), gera a URL baseada no título do texto, o que já facilita sua criação.

Utilize palavras-chaves

Usar palavra-chave no título é uma das partes mais importantes do SEO, assim como no primeiro parágrafo. Isso melhora, além do posicionamento nos buscadores, a facilidade para os usuários encontrarem seu texto quando o mesmo se tratar do assunto que estão procurando. Para isso, é possível pesquisar qual o termo mais buscado no Google Trends (www.google.com.br/trends). Essa ferramenta permite comparar o volume de buscas das keywords mais comuns.

Caso fique em dúvida entre usar “comprar casa” ou “comprar imóvel”, por exemplo, você poderá comparar os termos e analisar qual é o mais buscado, através de gráficos gerados pela ferramenta:

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Crie uma página para cada anúncio de imóvel

Criando uma página para cada empreendimento, é possível defini-lo já na URL. Além disso, será possível colocar uma descrição completa sobre o domicílio, já que aquela página será destinada exclusivamente para ele (isso será bom para SEO e ainda mais para os visitantes).

Além disso, insira muitas fotos do imóvel, o recomendável é 15 imagens por residência. Lembre-se que, antes de inseri-la no ar, você deve renomear o arquivo, por exemplo: “casa-sao-paulo-3-quartos.jpg”.

Certifique-se da qualidade do seu site

Além de bons conteúdos, é importante verificar se o seu site carrega as páginas rapidamente. Para isso, peça para que o desenvolvedor do domínio não carregue itens muito pesados, fazendo um site leve, bonito e com muito conteúdo. Existe uma ferramenta chamada Google PageSpeed que pode informar a velocidade que o domínio demora para carregar.

Posicionar bem o seu site, ainda mais se ele está no “começo de carreira”, é algo um pouco trabalhoso, mas com essas dicas e começando desde já, poderá ter um domínio relevante para as pessoas que estão em busca de imóveis. Ficou alguma dúvida? Deixe um comentário para nós.

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