Plano de negócios para o e-commerce

Questionário ajuda na elaboração de um plano estratégico de e-commerce, a fim de aumentar as chances de sucesso das lojas virtuais.

Alguns requisitos são considerados como ponto de partida para a elaboração de um plano estratégico de e-commerce. A preparação para elaboração de um plano envolve responder às perguntas listadas a seguir. Algumas questões se referem ao mercado e setor e outras se referem a características de sua empresa.

Características do mercado e do setor

Quais as características do mercado online para os seus produtos?
Que parcela das vendas dos produtos é representada por e-commerce?
Em que países se encontram concentrada a maior parte dos clientes potenciais para vendas online desses produtos?
Que tipos de clientes compram por esse meio e quais os seus hábitos de compra?
Que concorrentes utilizam a internet como canal de vendas? Qual o seu tamanho e suas características?
Quais os requisitos técnicos e regulatórios para as vendas online?

Características da empresa

  • A empresa dispõe dos processos de produção e logística necessários a uma operação de e-commerce?
  • As questões técnicas relacionadas ao e-commerce foram resolvidas?
  • As formas de pagamento a serem aceitas já foram decididas?
  • A forma de divulgação do site já foi considerada?
  • A empresa dispõe dos recursos humanos e financeiros necessários à implantação do e-commerce?
  • Os gestores estão plenamente comprometidos com a implantação e operação do e-commerce?
  • As pessoas na empresa estão conscientes das mudanças necessárias à implantação do e-commerce? Estão comprometidas com essas mudanças?
  • Foi dado treinamento aos empregados, ou está previsto realizar algum tipo de treinamento?
  • Existe algum gestor encarregado da operação de e-commerce?
  • Quais os custos iniciais e de operação com que a empresa terá de arcar?

Essas questões servem de base para a elaboração de um plano para implantar o e-commerce na sua empresa. Se, inicialmente, algumas das questões indicadas não foram respondidas, o próprio plano deve delinear as respostas, em termos de ações a serem realizadas.

Fonte: Sebrae Nacional – 09/01/2016

Você pode gostar disso