Qual a importância de ter um blog em seu site de imóveis?

Mesmo que seja algo novo para o mercado de imóveis, é visível a importância de ter um blog integrado com o seu site como estratégia de marketing. Seja você um corretor autônomo ou uma imobiliária, é válido saber qual o impacto que um domínio pode trazer para os negócios. Ele se faz muito presente na comunicação online, dando maior visibilidade para a empresa ou para o profissional.

Porém, não basta comprar um domínio e deixá-lo abandonado, já que é essencial criar conteúdo para enriquecer o blog e torná-lo relevante para as pessoas que se interessam no mercado imobiliário, como atuais e futuros corretores e até pessoas que desejam comprar ou alugar imóveis.

Esse nicho fica cada vez mais concorrido, por isso, é válido apostar nas ferramentas que a internet dispõe para os profissionais como, por exemplo, os anúncios pagos do Facebook e Google, por exemplo, que servem para aumentar a quantidade de visitas ao site ou blog.

Geralmente, antes de procurar um imóvel, os clientes pesquisam sobre como comprar, mercado atual, documentos importantes para transação e outros processos. Por isso, nada melhor do que deixar à disposição dos usuários um local virtual onde eles poderão buscar informações como essas.

Além disso, mecanismos de busca, como o Google, levam muito em consideração os blogs integrados com sites de imobiliárias. Saiba por que e como criar um blog para tratar de assuntos imobiliários.

Como começar a criar um blog?

Conheça seu público

Normalmente, os clientes compram de pessoas que passam um certo nível de confiança, independente da maneira que fazem isso, principalmente quando se trata de bens de alto valor como um imóvel. Antes de começar a postar no blog, analise quem são as pessoas que você deseja atingir e quais seriam as principais dúvidas delas.

Um ponto importante é saber onde o seu cliente está. Atualmente, as redes sociais exercem grande influência sobre a vida das pessoas que buscam imóveis pela internet e até outros produtos. Portanto, estar presente nessas plataformas, pode ser de grande ajuda para segmentar as pessoas que desejam atrair para o seu negócio. Elas também ajudam a divulgar seu blog.

Crie conteúdo relevante

Existem muitas formas de produzir conteúdo: por meio de textos, vídeos, áudios e infográficos. Vale lembrar que, normalmente, vídeos têm mais relevância do que áudios para os leitores. Porém, o texto ainda é uma das maneiras mais fáceis e eficientes para quem está começando agora.

Os consumidores do mercado imobiliário sofrem com a falta de informação sobre o nicho. São diversos assuntos que podem e devem ser aproveitados para que você crie conteúdos de leitura fácil, já que o site irá abranger uma grande diversidade de pessoas, com diferentes níveis de conhecimento sobre o tema.

Divulgar o blog

A criação do blog é importante e sua divulgação ainda mais. Invista em suas redes sociais para divulgar os conteúdos publicados em seu site. Invista também em profissionais de SEO para ter o auxílio na visibilidade orgânica do seu domínio nos mecanismos de busca. De nada adianta criar bons conteúdos se os consumidores não encontrá-los com facilidade.

Nesse caso, ter muitos contatos também é essencial, já que mesmo em uma época tão moderna quanto a atual, a propaganda boca a boca ainda é muito eficiente, já que um grande ciclo de confiança se estabelece entre os seus antigos, atuais e futuros consumidores.

Tráfego do blog

Existem diversas maneiras de gerar tráfego para o site:

  • Social: geralmente, é atraído por meio de compartilhamentos, comentários, retweets (no caso do Twitter) e curtidas em diversas redes sociais.
  • Pago: é gerado por anúncios pagos nas Redes Sociais e em buscadores como o Bing e o Google, por exemplo.
  • Direto: é quando o site tem acesso de pessoas que já conhecem o domínio e jogam a URL diretamente na barra de endereço.
  • Orgânico: não gera custos para o dono do site e é gerado conforme a relevância do domínio. Ou seja, quanto mais acessos e conteúdos, melhor o site vai performar.

Outros benefícios de ter um blog

Relacionamento mais próximo do consumidor

O blog pode ser um pouco mais informal, dependendo do seu estilo como corretor ou imobiliária. Isso permite uma relação um pouco mais próxima com os consumidores. Vale deixar um espaço de comentários para que os clientes interajam com você através dos posts – o que também é bem visto pelos mecanismos de busca.

Visibilidade da marca ou profissional

O blog imobiliário pode ajudar a divulgar a marca ao ranquear os artigos feitos pelo corretor no Google ou outro buscador. O engajamento dos clientes pode aumentar, acarretando mais curtidas para as suas redes, além dos compartilhamentos espontâneos dos potenciais clientes e seguidores, o que traz maior reconhecimento no setor.

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